minopuh.gov.ao
Notícias
08 Março de 2022 | 11h03

NOTA DE IMPRENSA

Uma delegação encabeçada pelos Ministros das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida, e do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, encontra-se em trabalho na República da Turquia. 

De entre as várias actividades a cumprir durante a estadia naquele território, uma delas consistiu no início de um processo de negociações com o objectivo de obter condições de financiamento favoráveis e explorar capacidades para a construção e apetrechamento de infra-estruturas para às Instituições Públicas de Ensino Superior em 5 (cinco) províncias de Angola, nomeadamente: I) Cunene; II) Lunda Norte; III) Malanje; IV) Uíge, e; V) Zaire. 

Neste sentido, a delegação teve vários encontros de trabalho, entre os dias 5, 6 e 7 de Março na cidade de Istambul, com uma das maiores empresas de construção da Turquia, a SUMMA que detém também experiência de operar em vários países africanos, dentre os quais, Gana, Serra Leoa, Senegal, Ruanda, dentre outros. Desta acção resultou a assinatura de uma Acta de Negociações no dia 7 de Março na sede da Empresa, que indica as tarefas a serem executadas pelas Partes para o alcance do objectivo preconizado, no mais curto espaço de tempo. 

De realçar, que esta acção resulta de entendimentos alcançados durante a visita do Presidente João Lourenço à Turquia e reforçada na visita do Presidente Recep Erdogan à Angola. 

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO, em Luanda, aos 08 de Março de 2022.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais